# Avaliação de Desempenho e Nivelamento

Quadro Europeu  (Common European Framework of Reference for Languages)

O CEFR é um padrão internacional que foi criado para descrever a habilidade (fluência) de alguém no idioma.

Os níveis A, B e C referem-se ao básico, intermediário e avançado.


Cada nível é dividido em 2 estágios ou subníveis (A1, A2, B1, B2, C1 e C2) que descrevem mais detalhadamente a performance em cada habilidade (escuta, fala, leitura e escrita), ou seja o que a pessoa consegue fazer.


A1 – Iniciante – Beginner
A pessoa compreende e usa vocabulário e expressões familiares e do dia-a-dia, normalmente consegue se apresentar a outras pessoas, formular perguntas e respostas simples, como o local onde vive, a idade, as pessoas que conhece; consegue participar de uma conversa básica, se o interlocutor falar devagar; compreende passagens escritas muito simples, tais como anúncios, cartazes e cartões postais; descreve características básicas de objetos e pessoas.

A2 – Básico – Basic
A pessoa compreende expressões e frases frequentes, consegue dar informações pessoais básicas incluindo familiares e antepassados; consegue se comunicar em tarefas simples e rotineiras (como ir às compras sozinho), entende direções e descreve características básicas de objetos e pessoas.

B1 – Pré-Intermediário – Low-Intermediate
A pessoa consegue expor sua opinião sobre assuntos que são mais próximos à sua realidade, como momentos de lazer, trabalho, eventos e sonhos; pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições e dar motivos e explicações simples para opiniões e planos; pode lidar com a maioria das situações que podem surgir enquanto viajam em uma área onde a língua é falada.

B2 – Intermediário – Upper-Intermediate
A pessoa consegue compreender as principais ideias do texto; participar e interagir com tranquilidade e espontaneidade, de forma clara, em discussões sobre temas técnicos de sua área de atuação profissional, além de conversas sobre assuntos que não estão no seu cotidiano.

C1 – Avançado – Advanced
A pessoa consegue entender uma variedade de textos exigentes, mais longos, e reconhecer o significado implícito; consegue se expressar fluentemente e espontaneamente sem interromper a comunicação para buscar por expressões óbvias.
Fala e escreve de forma bem estruturada e detalhada sobre assuntos complexos, com uso de padrões organizacionais, conectores e dispositivos coesos.

C2 – Proficiente – Proficient
Esse é o nível mais avançado segundo o CEFR.
A pessoa se comunica espontaneamente de forma muito fluente e precisa e compreende naturalmente tudo o que ouve ou lê no idioma; tem habilidade em reunir argumentos e fatos para construir frases de maneira coerente e é capaz de identificar diferentes sotaques do idioma com mais facilidade.