# Dicas - Aprenda mais rápido.

Olá, tudo bem?
 

Sabemos que aprender um novo idioma leva um certo tempo, principalmente até chegar a fluência. Mas isso não significa que vai levar a vida toda, nem precisa ser cansativo e entediante.

Devido aos desafios diários, muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho.

O imediatismo é um grande desmotivador. As pessoas não querem esperar para aprender, querem tudo muito rápido. Não querem mais investir tempo na aquisição de qualquer coisa, ainda mais se não for considerado como prioritário ou importante.

A boa notícia é que podemos aprender de forma mais rápida, e melhor, de forma mais consistente e permanente.

Mas lembre-se, todo aprendizado é gradual!

Se você está começando a aprender, a chave está no vocabulário.

Sabia que, em inglês,  a maioria das atividades diárias podem ser realizadas com cerca de 300 palavras.

Portanto, o primeiro passo para acelerar o aprendizado é se concentrar no vocabulário e palavras mais comuns utilizadas.

Faça uma lista de tópicos ou assuntos que estarão mais presentes em suas atividades diárias, seja relacionado a estudar, trabalhar, entre outros. Pratique a construção de frases e diálogos dentro de contextos relevantes.

Também aprenda expressões comuns utilizadas por falantes nativos. Se estiver aprendendo por motivos profissionais, aprenda as terminologias do seu campo de trabalho.

Algo que poucas pessoas dão importância é a parte de fazer perguntas. Exercite ao máximo as estruturas de perguntas.

Uma dica é saber qual seu perfil de aprendizado. Auditivo? Visual? Sinestésico? 

Entender como aprendemos, além de facilitar, nos ajuda a aprender mais rápido.

A ciência estuda o funcionamento do cérebro humano e a aprendizagem é um campo de pesquisa muito importante para os cientistas.

Existem inúmeras pesquisas científicas sobre como as pessoas aprendem, inclusive algumas mostram os benefícios de adquirir novas línguas. 

¿Mas, o que fazer além disso?

Ouvir inglês (ouvir bastante)

O exemplo que sempre uso é dos bebês. 

Eles não têm aulas, não recebem um manual. Então, como aprendem?

Resposta: Ouvindo

Ouça o máximo de inglês que puder. Ouvir audiobooks, podcasts, entrevistas, músicas, etc. 

Caso goste, escolha uma rádio para ouvir.

Você também pode deixar a TV ligada em algum programa ou filme/série.

Não se preocupe em entender. O maior objetivo é receber a informação. Deixe seu cérebro organizar tudo para você enquanto ouve. Você pode ouvir enquanto faz qualquer outra tarefa diária como limpar a casa, treinar na academia, etc. Seu cérebro absorve sons, palavras e retém informações naturalmente.

Você aprenderá mais rápido e vai se surpreender com o resultado!

 

Use a associação

Quando você usa a associação, você liga palavras a imagens ou situações.

Quando ouvimos a palavra sol, imaginamos aquela figura redonda amarela e brilhante. Se pensamos em palavras similares ou relacionadas, lembramos de “quente” e “calor”. Você não precisa de esforço para isso, acontece naturalmente.

Nosso cérebro é tão forte nisso que ao sentirmos o cheiro de churrasco, podemos até ‘imaginar’ ele, ainda mais se estiver com fome, não é mesmo?

Outro exemplo é a linguagem de sinais (linguagem usada por pessoas surdas para se comunicar usando as mãos e dedos para formar palavras). Mesmo que você não saiba, é fácil entender o sinal para “comer”. 

Aprender por meio de associações é um método muito útil para acelerar o aprendizado e memorização. 

Experimente usar suas mãos e corpo para mostrar o significado das palavras que está aprendendo. Você também pode tentar desenhar algumas imagens em vez de escrever as definições.

💡Você pode usar a busca de imagens do Google.

 

Treine estruturas de frases e expresssãoes

Do que adianta ter uma ferrari na garagem se não souber dirigir. Da mesma forma, não adianta saber muitas palavras ou expressões se não souber como usar.

Com relação às estruturas, elas são a forma (padrão) como você vai montar suas frases. Você aprende um padrão, pratica ele até se tornar natural para você, exercitando diversas possibilidades e combinações.

Já as expressões, elas são partes importantes dentro da comunicação do dia a dia.

Muitas palavras têm um significado próprio, mas ganham uma interpretação diferente quando combinadas com outras. O exemplo mais comum são os ‘phrasal verbs’.

Outro exemplo são as expressões do idioma como na frase “I ran around” (você está dizendo que correu sem um destino específico). 

Mas se adicionar outras palavras, a frase adquire um significado diferente, como em “I ran around the park”.(você está dizendo que correu ao redor do/pelo parque).

Uma ótima forma de exercitar é imaginar situações em que possa aplicar seu conhecimento, como imaginar um diálogo entre dois amigos sobre o final de semana.

 

Aprenda a pronúncia

Antes de falar como um nativo, você precisa 'reconhecer' o inglês. 

Digo ‘reconhecer’ porque existe uma diferença entre saber a palavra e reconhecer a palavra. E muitas das vezes é por isso que não conseguimos entender outra pessoa falando. 

Invista parte do tempo de estudo em aprender e treinar o som das palavras ou expressões, até das contrações envolvidas na frase. 

Ouvir em em velocidade lenta pode ajudar a aprender a pronúncia.

Um bom lugar para treinar é o YouTube. Escolha um vídeo para treinar, selecione a parte que está com dificuldade de entender e tente ouvir com 0,25 de velocidade, depois 0,5, e depois em velocidade normal. 

Faça isso e verá que fica mais fácil entender e aprender. 


Aprenda com filmes e séries

Assistir está entre as atividades mais comuns para descanso ou diversão. Além do fato de ser uma das formas mais eficazes de retenção de informação, por envolver nossos dois principais sentidos (audição e visão).

Se o que estamos assistindo não for interessante, dispersamos e paramos de ver. 

Claro que não é legal assistir um filme inteiro sem entender o que as pessoas estão falando, por isso sugiro o seguinte:

  • se estiver começando seus estudos ou ainda for nível iniciante, separe alguns minutos por dia para fazer o exercício. Escolha uma ou duas cenas. Não deixe que se torne algo cansativo ou entediante para você. À medida que for melhorando, você vai aumentando o tempo de treino.
  • se você já tiver um bom conhecimento e prática de inglês, pode fazer por um período maior ou separar por partes maiores do filme ou episódio.

Sugestão de Treino:

  1. Escolha a parte do filme ou série para treinar. 
  2. Coloque na versão em inglês. Assistir uma vez em inglês para testar seu conhecimento.
  3. Repetir o mesmo trecho com a legenda em inglês para verificar o vocabulário. Aprenda as palavras novas e trabalhe a pronúncia das frases. Repita quantas vezes forem necessárias.
  4. Assistir novamente sem legenda para verificar sua compreensão.
  5. Repita o processo com os outros trechos até finalizar.

Como resultado, será mais fácil assimilar palavras, melhorar sua compreensão, aprender expressões típicas, etc.


Aprenda com música

Aprender com música tem seus benefícios.

O primeiro, com certeza, é que se torna algo mais agradável e prático. 

Escutar música não é cansativo, pelo contrário, somos envolvidos por ela.

Ao aprendermos uma música, aprendemos pronúncia, construção, contextualização, etc.

O segundo é que facilita na memorização, que torna o aprendizado mais fácil e rápido.

Já percebeu como gravamos partes de músicas muito rapidamente. 

Aposto que você lembra de músicas que aprendeu quando era criança? Músicas que sua mãe ou seus professores ensinaram a você. Como se lembra delas?

É por isso que existem músicas infantis que ajudam as crianças a lembrar-se de números, letras, etc. O ato repetitivo de cantar músicas auxilia as crianças a reter partes importantes da linguagem.

Você pode usar as músicas infantis em inglês, várias podem ser encontradas no YouTube. Também pode aprender as músicas do seu artista favorito. Aprenda músicas e cante junto. 

Não confie nas traduções. Faça a sua tradução. Além de garantir que não vai aprender errado, ainda ajuda na fixação do vocabulário.

De acordo com este estudo, as formas como aprendemos música e linguagem são muito semelhantes, e ambas são muito importantes! Aprendemos que “ba” e “da” têm sons diferentes, da mesma forma que aprendemos que uma trombeta e um piano têm sons diferentes.

 

Ler faz muito bem

Como dizem: “Quem lê bem, fala bem e escreve bem”.

É inegável os benefícios da leitura.

Você pode ler desde pequenas informações como posts, passando por quadrinhos até livros de literatura.

A leitura permite a informação e a formação.

Comece com leituras sobre assuntos do cotidiano e depois assuntos mais complexos. A leitura de jornais e notícias online é valiosa, pois refletem os assuntos mais atuais e as palavras comuns usadas no dia a dia usadas em conversas com falantes nativos.

O dicionário é um grande aliado. Não há problemas em usar um dicionário bilíngue (inglês-português), principalmente para quem está começando, mas assim que possível mude para um inglês-inglês.

A vantagem de ver o significado da palavra em inglês é que você relembra e explora uma extensa rede de palavras, ampliando seu vocabulário progressivamente a cada pesquisa.



 


Enfim, com tantas maneiras de aprender, tenho certeza que ao menos uma delas você vai se adaptar mais. 

 O mais importante: Não desista! Alcance um nível de cada vez.